• 31 de dezembro de 2025

Chuvas castigam SC e mais dois municípios decretam situação de emergência; veja quais

Cidades da Grande Florianópolis e Litoral Norte sofrem com o grande volume de chuvas que atinge o Estado desde segunda-feira (29)

[wd_hustle id='1' type='social_sharing'/]

Em novembro, Balneário Barra do Sul foi duramente afetada pelas chuvas em Santa CatarinaFoto: Reprodução/Defesa Civil de Santa Catarina/ND Mais

Os municípios de Angelina, na Grande Florianópolis, e Balneário Barra do Sul, no Litoral Norte, decretaram situação de emergência em decorrência das chuvas em Santa Catarina.

Os documentos foram publicados nesta quarta-feira (31), considerando os estragos provocados pelo mau tempo e a necessidade de respostas rápidas à população atingida.

Os municípios afetados pelas chuvas em Santa Catarina se juntam a outros nove que também decretaram situação de emergência. A região da Grande Florianópolis foi a mais afetada, com seis entre as 11 cidades atingidas.

Dentre os municípios que já decretaram situação de emergência, estão:

  • Major Gercino;
  • Laguna;
  • Barra Velha;
  • Treze Tílias;
  • Timbó Grande.

As cidades de São José, Santo Amaro da Imperatriz, Palhoça e Florianópolis aguardam aprovação dos pedidos. As duas últimas já possuem decreto vigente, implementado após temporais no início de dezembro.

Angelina, na Grande Florianópolis, voltou a sofrer com deslizamentos e estragosFoto: CBMSC/NDAngelina, na Grande Florianópolis, voltou a sofrer com deslizamentos e estragosFoto: CBMSC/ND

O município de Agrolândia, no Vale do Itajaí, aguarda a finalização de algumas vistorias para declarar emergência ainda nesta quarta-feira (31).

Chuvas em Santa Catarina colocam 11 municípios em emergência

Dados do monitoramento da Defesa Civil apontam que Florianópolis acumulou 188,5 mm de chuva em 24 horas, volume superior à média prevista para todo o mês de dezembro, que era de 136 mm.

O levantamento de danos aponta registros relacionados principalmente a chuvas intensas e, em um caso, a vendaval, com ocorrências em cidades como Blumenau, Indaial, Gaspar, Timbó, Navegantes e a própria capital.

Balneário Barra do Sul registrou, em apenas seis horas, 141.4 milímetros de chuva, entre a noite de terça (30) e madrugada desta quarta-feira (31). Araquari registrou o segundo maior acumulado no período, com 137 milímetros

Agrolândia, no Vale do Itajaí, contabilizou 214.6 milímetros de precipitação entre os dias 29 e 31 de dezembro, maior acumulado contabilizado pela Defesa Civil estadual.

Fonte: ND Mais

Notícias por e-mail ↓

Receba conteúdos atualizados com prioridade!