As instabilidades atmosféricas que atuam sobre o Centro-Sul do Brasil favorecem os acumulados expressivos
Acumulados de chuva podem chegar a 200 mm nesta semanaFoto: Pexels/ND Mais
A semana será marcada por instabilidade atmosférica e aumento do risco de temporais no Centro-Sul do Brasil. Segundo o meteorologista Piter Scheuer, a atmosfera começa a apresentar características típicas da primavera, cenário que favorece a formação de tempestades mais intensas.
De acordo com o especialista, essa mudança aumenta a possibilidade de novos episódios de tornados, além de chuvas volumosas, principalmente na Região Sul.
Nesta segunda-feira (10), o tempo permanece firme entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Já no Nordeste do Paraná e no sul de Mato Grosso do Sul, a previsão indica ocorrência de pancadas isoladas de chuva. Scheuer também alerta para a possibilidade de tempestades em municípios localizados na fronteira com o Paraguai, além de temporais localizados no leste do estado de São Paulo.
Ao longo da noite, a nebulosidade aumenta, principalmente sobre o Paraná, antecipando a chegada de um novo sistema de instabilidade.
Na terça-feira (11), a previsão aponta chuva para o Oeste e Meio-Oeste de Santa Catarina, Sudoeste do Paraná e Noroeste do Rio Grande do Sul.
No decorrer do dia, as instabilidades avançam e se espalham pelos três estados da Região Sul, indica o meteorologista.
Segundo Piter Scheuer, na quarta-feira (12) a chuva tende a se concentrar entre o Centro-Leste de Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. Já em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Oeste catarinense, o tempo deve voltar a ficar mais seco, permitindo a elevação das temperaturas.
“O que é um ingrediente fundamental para ter novos temporais”, alerta o meteorologista.
A elevação das temperaturas ao longo da semana deve favorecer a formação de novos temporais no Sul do BrasilFoto: @meteorologista_piter_scheuer/Instagram/ND Mais
A preocupação aumenta entre quinta-feira (13) e sexta-feira (14), quando as instabilidades devem ganhar força. Segundo o meteorologista, esse cenário favorece a ocorrência de tempestades severas, com possibilidade de tornados isolados, vendavais e queda de granizo de grande porte.
Tornado atingiu os municípios de Piraí do Sul e Jaguariaíva, no Paraná, no último sábado (8)
Vídeo: Meteorologista Piter Scheuer/@meteorologista_piter_scheuer/Instagram
“Não dá para descartar alguma tormenta […] como a gente vem observando nos últimos dias“, reforça Piter.
De acordo com Scheuer, as temperaturas podem superar os 30°C em áreas do Sul do país durante o fim de semana, mantendo a atmosfera favorável à formação de novos temporais. Além disso, o especialista chama atenção para o alto volume de chuva previsto, já que o solo permanece encharcado em diversas regiões.
“E o pior disso é que depois ele tem mais chuva ainda”, diz. O meteorologista também fez um alerta para a semana seguinte.
“A semana do dia 20 vai piorar mais ainda a situação […] logo vem chumbo grosso, não vai demorar”, reforça.
Previsão mostra acumulados de chuva até sábado (15) na Região SulFoto: Meteored/ND Mais
Projeções da Meteored indicam que o tempo instável poderá acumular até 200 milímetros de chuva na Região Sul até o próximo sábado (15). O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), por sua vez, mantém alerta de tempestade para áreas do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul nesta segunda-feira (10).
Há previsão de até 50 milímetros de chuva ao longo do diaFoto: Inmet/ND Mais
Fonte: ND Mais