De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina as temperaturas estão nas alturas em todas as regiões, mas há locais onde a sensação será ainda mais abafada
Temperaturas escaldantes em Santa Catarina serão a marca deste Carnaval, de acordo com a Defesa Civil do estado. Segundo a pasta, com uma previsão divulgada neste sábado (10), as temperaturas podem ultrapassar os 41°C em algumas regiões.
A previsão da pasta é de que neste sábado (10) seja mais um dia de altas temperaturas. Na metade leste, o dia começará com nebulosidade e possibilidade de chuva fraca e isolada em algumas áreas.
No Grande Oeste, o sol já estará presente desde cedo, com poucas nuvens ao longo do dia. À tarde, embora a chance de chuvas intensas diminua, ainda podem ocorrer pancadas isoladas, especialmente no Planalto Sul e Litoral Sul. Em outras regiões, a probabilidade de chuva é baixa, com risco mínimo de ocorrências.
As temperaturas mínimas variam de 14 a 20 °C nos planaltos, Alto Vale e Grande Florianópolis Serrana, e de 21 a 25°C em outras áreas. As máximas oscilam entre 30 e 37°C no Oeste, Grande Oeste e Litoral Sul, e entre 23 e 28°C no Planalto Sul.
No restante do estado, as temperaturas variam de 26 a 32°C. Há um risco moderado a alto de desidratação, insolação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias devido ao calor excessivo.
Já no domingo (11), a onda de calor persiste em Santa Catarina e a previsão indica tempo firme e ensolarado em todo o estado.
Existe uma pequena chance de pancadas isoladas e chuva fraca ou garoa nas áreas litorâneas e próximas a elas, especialmente nos extremos do dia, mas essas condições não devem predominar e não há riscos meteorológicos significativos.
As temperaturas mínimas variam de 13 a 20°C nos planaltos, enquanto no Oeste, Extremo Oeste e litoral, ficam entre 18 e 24°C.
No entanto, durante a tarde, as temperaturas alcançarão entre 22 e 29°C no Planalto Sul e variarão entre 26 e 38°C em todo o estado, com as temperaturas mais altas previstas para o Oeste, Extremo Oeste e Litoral Sul.
O risco de desidratação, insolação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias devido ao calor excessivo permanece moderado a alto.
Na segunda-feira (12), o calor atingirá seu auge, de acordo com a Defesa Civil. Só para se ter uma ideia, as temperaturas vão ficar em torno dos 40°C em grande parte do litoral, Vale do Itajaí e Extremo Oeste.
A maior parte do dia será ensolarada, com poucas nuvens dominando o céu em boa parte do estado.
Entretanto, à tarde e à noite, a aproximação de uma frente fria vinda do Rio Grande do Sul aumentará a nebulosidade, especialmente nas áreas ao sul de Santa Catarina.
Existe a possibilidade de pancadas de chuva e temporais isolados, com destaque para o Planalto Sul e Litoral Sul, onde o risco de ocorrências associadas é baixo a moderado.
Nas demais áreas do Centro e Leste catarinense, pode ocorrer chuva fraca e pancadas isoladas à noite.
O vento variará de norte e noroeste no Extremo Oeste e planaltos, a norte e nordeste no litoral e arredores, mudando para sudeste no Litoral Sul durante a noite.
As temperaturas mínimas oscilarão entre 13 e 20°C no Centro e Leste de SC, enquanto marcarão entre 20 e 26°C nas demais áreas. As máximas variarão entre 30 e 34°C nos planaltos e Meio-Oeste, e entre 32 e 41°C em todo o estado.
O risco de desidratação, insolação, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e outros transtornos relacionados ao calor excessivo permanece moderado a alto.
Na terça-feira (13), a passagem de uma frente fria pelo oceano resulta no aumento da nebulosidade, propiciando a ocorrência de tempestades entre a tarde e a noite, com um risco considerado baixo a moderado para eventos associados.
Na quarta-feira (14), o dia começa com chuvas nas áreas costeiras, estendendo-se para o restante do estado ao longo do dia. Com a passagem da frente fria na terça-feira (13), haverá queda nas temperaturas nas regiões próximas com o Rio Grande do Sul.
Já as temperaturas máximas não ultrapassam os 28°C do Meio-Oeste ao litoral. Entretanto, no Oeste e Extremo Oeste, as temperaturas máximas permanecem acima dos 31°C.
Fonte: ND Mais