• 29 de agosto de 2021

Caçadores de Sabedoria

[wd_hustle id='1' type='social_sharing'/]

A sabedoria é um bem apreciado. Ela atrai e cativa as pessoas. A sabedoria representa a palavra do Senhor, logo seu valor é enorme. Por causa dela vamos à igreja, escutamos os bons ensinamentos da bíblia e seguimos mentores mais vividos. A sabedoria não chega naturalmente; é um presente de Deus, precioso e extremamente valioso que deve ser perseguido e pleiteado. É uma dádiva que te dá a confiança para seguir em frente ou não, te defendendo de más decisões que poderiam te assombrar por uma vida.


A sabedoria é como uma arma que Deus empunha em nome de seus guerreiros. Ela elimina a desordem e a substitui pela lucidez. A sabedoria purifica as decisões numa sequência de pequenos sucessos. Ela adverte sobre perigos iminentes.


Os sábios, porém, não estão imunes ao pecado. Um homem ou uma mulher sábios ainda precisam prestar contas – talvez mais ainda. De fato, os sábios são suscetíveis ao orgulho (Jeremias 9:23). Um coração sábio entremeado com orgulho pensa que está acima das regras. Pode ser tão sutil no começo, mas suas convicções internas começam a apodrecer como um alicerce infestado de cupins. Se o orgulho não for mantido sob controle, ele converterá sabedoria em arrogância. Triste é o estado de um líder outrora sábio que permitiu que o orgulho diminuísse seu temor a Deus. A sabedoria é um dom de Deus para realizar as iniciativas do Reino. Se gasto em si mesmo, torna-se auto-serviço.


Portanto, procure os verdadeiramente sábios, cuja principal prioridade é Deus. Uma sabedoria mutante sofre de negligência espiritual, mas uma pura corrente de sabedoria dá vida espiritual. É a sabedoria – juntamente com humildade e obediência a Deus – que nos prepara para um bom final. A sabedoria autêntica é apropriada em todas as situações. Procure por isso na Bíblia, livros, pessoas, circunstâncias, filmes, experiências de vida e criação. Ao encontrá-la, não tome isso por garantido. Agradeça a Deus por resultados sábios. Use-a para Sua glória e Seus propósitos. Permita que a sabedoria deixe você humilde, em vez de lhe dar um senso de superioridade. Somos todos caçadores da sabedoria de Deus. Iremos buscá-la até irmos para o céu.

A sabedoria é ativa, viva e precisando sempre de uma nova infusão de Deus. Use a oração como uma ponte para a sabedoria de Deus. Peça-lhe com frequência por Sua perspectiva e Seu coração sobre o assunto. Permita que ela o aproxime mais do Pai celestial na adoração e dependência Dele. Dedique frequentemente suas sábias intenções a Ele. Mantenha o Pai Celestial como seu filtro para tomar decisões sensatas.


Seja um generoso distribuidor de sabedoria para os outros, conceda tempo para as pessoas conhecerem seu coração e compreenderem as lições de vida que Deus forjou em sua fé. Todos nós temos sabedoria que podemos oferecer aos outros. Arranje tempo apenas para ouvir as dificuldades do outro. As “questões principais” deles precisam de atenção. Esteja disponível para ouvir pacientemente com compreensão e, em seguida, com humildade, oferecer opções para consideração. A sabedoria é educada e concede respostas a todos quando perguntada em um espírito de graça, como um companheiro que busca sabedoria.


Busque a sabedoria e dê sabedoria – a sabedoria é motivada pela humilde submissão a Deus.

Notícias por e-mail ↓

Receba conteúdos atualizados com prioridade!