• 29 de maio de 2025

‘Bem antes de 31/12’, afirma ministro sobre o ressarcimento de aposentados e pensionistas

Afirmação do ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, sobre a devolução do dinheiro desviado na fraude do INSS aconteceu nesta quinta-feira

[wd_hustle id='1' type='social_sharing'/]

Ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, garantiu o ressarcimento de aposentados e pensionistas – Foto: Saulo Cruz/Agência Senado

O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, afirmou nesta quinta-feira (29) que o ressarcimento de aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos deve acontecer “bem antes” de 31 de dezembro, prazo definido na última reunião do governo.

Segundo o ministro, essa é uma determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que quer que o ressarcimento de aposentados e pensionistas ocorra o mais rápido possível. A declaração foi dada durante entrevista ao programa “Bom Dia, Ministro”, da própria administração federal.

Ressarcimento de aposentados e pensionistas até o fim do ano

Wolney Queiroz assumiu o cargo no início do mês, após a saída de Carlos Lupi, envolvido no escândalo dos descontos indevidos em benefícios, investigado pela Polícia Federal.

De acordo com o Ministério da Previdência, cerca de 9 milhões de aposentados e pensionistas foram notificados para confirmar se autorizaram ou não os descontos nas suas folhas de pagamento.

Até o momento, a Justiça bloqueou aproximadamente R$ 1 bilhão de associações suspeitas de envolvimento nas fraudes. O ministro informou ainda que o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) aguarda o bloqueio de mais R$ 2,5 bilhões dessas entidades.

Wolney teria se reunido com entidade suspeita de fraude no INSS. – Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados/Rafa Neddermeyer/Agência Brasil/ND

“O governo está se preparando financeiramente para garantir o ressarcimento de aposentados e pensionistas, ciente de que o valor é elevado”, destacou Wolney Queiroz.

Ele também prometeu uma ação rigorosa contra as associações responsáveis pelas fraudes, reforçando que essa é uma orientação direta do presidente Lula.

*Com informações de Estadão Conteúdo

Fonte: ND Mais

Notícias por e-mail ↓

Receba conteúdos atualizados com prioridade!