Segundo os organizadores, Videira registrou 248 ameaças e 160 casos de violência doméstica nos primeiros seis meses de 2025
Foto: Divulgação
O centro de Videira será palco de um protesto contra a violência de gênero neste sábado (13). A mobilização ocorre em resposta ao aumento dos casos de feminicídio e agressões contra mulheres em Santa Catarina.
Segundo dados oficiais, nos primeiros seis meses de 2025, mais de 106 mulheres foram assassinadas no estado apenas por serem mulheres. Em Videira, foram registradas 248 ameaças e 160 casos de violência doméstica no mesmo período.
“Estamos presenciando dia e noite mulheres sendo violentadas e assassinadas no estado, o que tem aumentado a revolta em todo o nosso estado”, afirmam os organizadores da manifestação.
O ato busca chamar atenção das autoridades para a necessidade de políticas públicas efetivas e medidas de prevenção. “Até quando mulheres perderão suas vidas e o estado de Santa Catarina e a cidade de Videira permanecerão inadimplentes!”, questionam.
O protesto é aberto a toda a comunidade. Mulheres trabalhadoras, donas de negócios, empreendedoras, assim como seus parceiros, familiares e amigos, são convidados a participar. A concentração será no Largo da Estação às 15h30, com início oficial do ato às 17h.
Além da mobilização, os organizadores reforçam a importância da união e da resistência coletiva. “Mulheres, não podemos nos calar, juntas lutaremos pelo fim da violência!”, destacam.

O evento tem como foco conscientizar a sociedade sobre a gravidade da violência de gênero e pressionar autoridades locais e estaduais a atuarem de forma eficaz. A expectativa é reunir grande número de pessoas em um ato pacífico, mas firme, contra os feminicídios e todas as formas de agressão à mulher.
Fonte: RBV Notícias