• 4 de dezembro de 2023

Assistente virtual: Ministério da Saúde lança ferramenta com informações sobre vacinação

[wd_hustle id='1' type='social_sharing'/]

Um assistente virtual de comunicação vai ajudar a esclarecer dúvidas de brasileiros e brasileiras sobre vacinação. O chatbot, via WhatsApp, foi lançado nesta segunda (4) pelo Ministério da Saúde e vai disponibilizar conteúdos diversos sobre imunização, alertas das fake news mais frequentes, bem como informações complementares na área da saúde. A ferramenta faz parte do programa Saúde com Ciência, ação inédita e interministerial que tem foco na valorização da ciência e na disseminação de informações confiáveis, além de ações educativas e voltadas a responsabilização. 

Além disso, a plataforma vai oferecer conteúdos como o horário de funcionamento de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), como marcar consultas por meio do aplicativo ConecteSUS e de que forma esses serviços facilitam o acesso à vacina. Assim, as interações com o chatbot são gratuitas e estão disponíveis a qualquer hora. Nesse sentido, para acessar o novo canal, basta adicionar o número (61) 99381- 8399 à lista de contatos do telefone.  Acesse o novo chatbot do Ministério da Saúde 

VEJA TAMBÉM:

Assistente virtual facilita acesso à informações

Ou seja, na prática, o assistente virtual tem o papel de facilitar o acesso a informações confiáveis sobre a vacinação e iniciativas do governo federal na área da saúde. Após adicionar o contato na agenda, será possível interagir pelo WhatsApp. Quando o usuário enviar a primeira mensagem, um menu vai disponibilizar as seguintes opções para escolha: 

Vacinação: informações sobre campanhas, públicos-alvo e calendário das doses;

Informações sobre as vacinas: principais características, benefícios e importância;

Combate à desinformação: para desmentir fake news sobre vacinas; além de perguntas e respostas, o chatbot também disponibiliza um quiz para quem quiser testar os conhecimentos. 

O assistente virtual trará, então, conteúdo explicativo na tela para o usuário. Para evitar a propagação de fake news ou, ainda, que o cidadão se informe por meio de canais não oficiais, todas as informações e dados disponibilizados pelo chatbot terão como fonte o Ministério da Saúde. 

Expectativa de vida

De acordo com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, vacina e água potável são os grandes responsáveis pelo aumento da expectativa de vida e pela redução da mortalidade infantil. “De que adianta o grande desenvolvimento científico, tecnológico e o avanço que representa a vacina se junto não tivermos uma política de vacinação? Essas são políticas integradas, que caminham juntas. Estamos unindo esforços, gestores, parceiros, ministros de estado, conselheiros, comunidade, academia, cidadão, jovens, lideranças religiosas, numa frente única e forte de combate à desinformação para fazer Saúde com Ciência”, ressalta. 

O programa Saúde com Ciência uma iniciativa inédita do governo federal em defesa da vacinação e voltada ao enfrentamento da desinformação. A proposta faz parte da estratégia para recuperar as altas coberturas vacinais do Brasil diante de um cenário de retrocesso, principalmente nos últimos dois anos, quando foram registrados os piores índices. A propagação de fake news é um dos fatores que impacta na adesão da população às campanhas de imunização. 

Com o objetivo de fortalecer as políticas de saúde e a valorização do conhecimento científico, o Saúde com Ciência é composto por cinco pilares, que envolvem cooperação, comunicação estratégica, capacitação, análises e responsabilização. O programa prevê, ainda, ações para identificar e compreender o fenômeno da desinformação, promover informações íntegras e responder aos efeitos negativos das redes de desinformação em saúde de maneira preventiva. 

Nesse contexto, o novo chatbot é um importante espaço para que os usuários enviem temas e dúvidas. A partir das informações recebidas, o Ministério da Saúde vai emitir alertas e análises sobre desinformações identificadas, que serão publicadas no portal do programa, nos perfis de redes sociais do governo federal e atualizadas no próprio chatbot. 

Acessibilidade na palma da mão para todas as idades

A Robbu foi a empresa responsável pela tecnologia de estruturação do bot – ponto estratégico para que a ferramenta pudesse chegar à população de maneira democrática. Dessa forma, a solução foi criada especialmente para a iniciativa, o que resultou em uma interface simples, dinâmica e direta, visando atingir o maior número possível de cidadãos. 

“É um chatbot pensado para contribuir com a inclusão digital da sociedade, garantir que a população tenha as melhores orientações e, principalmente, entenda a importância das campanhas de vacinação para o bem-estar social. As pessoas terão acesso na palma da mão a informações verdadeiras e de qualidade. Podendo, assim, se manterem protegidas e evitar a disseminação de diversas doenças”, afirma Francisco Dabus, diretor comercial da Robbu. 

A participação da Meta no projeto com o Ministério da Saúde é outro atrativo. De acordo com dados da pesquisa Opinion Box, o WhatsApp é o aplicativo mais utilizado no Brasil, instalado em 99% dos celulares no país. Assim ,por funcionar em áreas de baixa conectividade de internet, o app se torna um importante aliado para conectar pessoas a informações confiáveis. 

“Essa iniciativa é mais um exemplo de como podemos potencializar o uso do WhatsApp para conectar a população aos serviços públicos de forma segura, privada e acessível. Os brasileiros terão no WhatsApp, um aplicativo com familiaridade, um novo canal com informações oficiais sobre as campanhas de vacinação do Ministério da Saúde. Estamos orgulhosos de fazer parte do projeto e gerar impactos positivos em grande escala”, diz Guilherme Horn, Head do WhatsApp para Mercados Estratégicos. 

Fonte: RBV Notícias

Notícias por e-mail ↓

Receba conteúdos atualizados com prioridade!