Vigilância Epidemiológica seguiu protocolos para eliminar focos do mosquito e prevenir novos casos
Foto Ilustração
A Secretaria Municipal de Saúde de Arroio Trinta confirmou, no dia 23 de maio, o primeiro caso positivo de dengue em 2025 no município. A equipe de Vigilância Epidemiológica seguiu todos os protocolos exigidos para eliminar focos do mosquito e prevenir novos casos, alertando a comunidade para redobrar a atenção.
Conforme as orientações do Ministério da Saúde e dos órgãos de vigilância, foi realizada nesta semana a aplicação peridomiciliar de inseticida nos arredores da residência do paciente. O produto utilizado foi o CIELO, devidamente registrado na Anvisa, aplicado por profissional capacitado e seguindo todas as normas de segurança sanitária e ambiental.
De acordo com a enfermeira Thaise Serighelli, o procedimento poderá ser repetido caso surjam novas confirmações da doença. “As ações de bloqueio e controle seguem as diretrizes da vigilância epidemiológica e são fundamentais para evitar a transmissão da dengue. Reforçamos a importância da colaboração de toda a população nas ações de prevenção e controle do Aedes aegypti. Contamos com a participação de todos para manter Arroio Trinta segura e livre da dengue”, destacou.
Em caso de nova aplicação do inseticida, os moradores devem seguir as seguintes recomendações:
A Secretaria de Saúde reforça a importância da eliminação de criadouros do mosquito transmissor, como recipientes com água parada, e pede que a população mantenha-se atenta aos sintomas e procure atendimento médico em caso de suspeita da doença.
Fonte: RBV Notícias