• 31 de março de 2025

Anvisa libera creme dental da Colgate, mas alerta para reações adversas; saiba quais

A interdição da venda do creme dental Colgate Total Clean Mint foi suspensa pela Anvisa, apesar dos relatos de efeitos indesejáveis

[wd_hustle id='1' type='social_sharing'/]

Após recurso da Colgate, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) suspendeu a interdição da venda do creme dental Total Clean Mint, que havia sido determinada por 90 dias na quinta-feira (27). Ainda assim, a agência reguladora emitiu um alerta aos consumidores.

“A agência recebeu relatos de eventos adversos que indicam que a presença na formulação da substância fluoreto de estanho, que tem conhecidos benefícios antimicrobianos e anticárie, pode estar associado a reações indesejáveis em alguns usuários”, advertiu a Anvisa.

Dessa forma, os consumidores e profissionais de saúde devem notificar as reações adversas pelo sistema e-Notivisa. Mesmo com a venda liberada, a ação de fiscalização continua.

Quais são as possíveis reações adversas do uso do creme dental da Colgate?

Interdição do creme dental Colgate Total Clean Mint é suspensa pela Anvisa
Anvisa proibiu a venda do produto por 90 dias para realizar investigação – Foto: Divulgação/Colgate/ND

Alguns efeitos indesejáveis estão relacionados ao uso de cremes dentais que contêm fluoreto de estanho, como o caso do Colgate Total Clean Mint. Veja possíveis reações:

  • Lesões orais, tais como aftas, feridas e bolhas;
  • Problemas na língua;
  • Sensações dolorosas, de ardência e queimação;
  • Inchaço das amígdalas, lábios e mucosa oral;
  • Sensação de dormência nos lábios e boca;
  • Irritações gengivais.

“A recomendação é para que os consumidores observem sinais de irritação e interrompam o uso do produto nessa situação. Caso o desconforto seja persistente, é importante procurar um profissional de saúde”, comunicou a Anvisa em nota.

Os fabricantes também devem garantir que os rótulos dos produtos informem claramente as possíveis reações adversas e instruções de uso adequadas.

Creme dental da Colgate volta a ser comercializado após proibição
Colgate reconhece que alguns consumidores podem apresentar sensibilidade – Foto: Canva/ND

A orientação para profissionais da saúde é monitorar sinais de alterações bucais, informar pacientes sobre possíveis reações adversas e recomendar alternativas para pessoas sensíveis.

A Anvisa recebeu oito notificações envolvendo treze casos de efeitos colaterais relacionados ao creme dental da Colgate. A comercialização havia sido proibida em todo território nacional para que fosse realizada uma investigação da fórmula.

O que diz a Colgate?

Creme dental da Colgate causa dor e inchaço em algumas pessoas
Efeitos adversos incluem dor, inchaço e dormência na região bucal – Foto: Divulgação/Amazon/ND

Em nota, a Colgate ressaltou que o creme dental não oferece riscos à saúde, mas admite que algumas pessoas podem apresentar sensibilidade a certos ingredientes, como o fluoreto de estanho.

“Nossas equipes estão preparadas para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o creme dental Total Clean Mint com autoridades, profissionais, clientes e consumidores”, informou a empresa.

Com informações da Agência Brasil

Fonte: ND Mais

Notícias por e-mail ↓

Receba conteúdos atualizados com prioridade!