• 26 de janeiro de 2026

Adeus, barulho da rua: 6 maneiras práticas de blindar sua casa contra ruídos externos

Transforme seu lar em um refúgio de paz com dicas que decoram e ao mesmo tempo eliminam o barulho da rua

[wd_hustle id='1' type='social_sharing'/]

O barulho da rua afeta diretamente o sono e o bem-estar do morador Foto: Freepik/Reprodução/ND Mais

O silêncio nas grandes cidades se tornou um dos itens contemporâneos mais luxuosos. Conviver diariamente com o barulho da rua, vindo de obras, trânsito ou festas, afeta diretamente o sono e o bem-estar.

Porém, existem estratégias para ter uma casa mais silenciosa sem precisar de reformas de alto custo e algumas adaptações estéticas podem “abafar” os ruídos indesejados.

Diga adeus ao barulho da rua dentro de casa

Viver em áreas urbanas de grandes cidades exige dinheiro ou muita criatividade para manter a saúde mental e o conforto acústico. Muitas vezes, a solução para aquele ruído irritante que invade a sala não está em paredes de concreto grosso, mas em elementos que você já tem, ou pode adicionar facilmente à decoração.

1. O poder das cortinas pesadas

As janelas são os principais pontos de entrada do som dentro de qualquer imóvel. Para barrar o barulho da rua, aposte em cortinas feitas com tecidos de alta espessura, mais densos e pesados.

Veludo e linho encorpado não apenas trazem sofisticação, mas criam uma espécie de barreira física que absorve as ondas sonoras. Existem ainda as cortinas acústicas tecnológicas, que bloqueiam o som de forma ainda mais eficaz.

2. Tapetes: os aliados do piso silencioso

Pisos rígidos, no estilo do porcelanato ou madeira, são como “espelhos” para o som, fazendo o barulho da rua ecoar quando bate neles. O uso de tapetes felpudos ou fibras naturais ajuda a “quebrar” essa reverberação do som. Em corredores e quartos, as passadeiras minimizam o impacto dos passos e tornam a casa mais silenciosa.

3. Mobiliário como barreira natural

Uma dica de mestre e de muitos arquitetos é o posicionamento estratégico dos móveis. Estantes repletas de livros, por exemplo, são excelentes isolantes acústicos ao mesmo tempo que decoram o espaço.

Se você tem uma parede em casa que fica de frente para uma rua barulhenta, posicione ali algum armário robusto. Isso cria uma camada extra contra o som.

4. Vedações: detalhe que faz a diferença

Às vezes, o maior culpado pelo barulho da rua é uma fresta mínima na porta ou janela. Investir em vedadores de silicone ou espumas adesivas é uma solução imediata. Além de isolar o som, esses itens impedem a entrada de poeira e insetos, melhorando a higiene da casa.

Quarto de hotel moderno e bem iluminado, com cama grande, cortinas fechadas e ambiente projetado para reduzir o barulho da rua.Cortinas pesadas ajudam a barrar a principal porta de entrada do barulho da ruaFoto: Imagem gerada por IA/ND Mais

5. O verde das plantas que abafa os sons

As plantas trazem vida e frescor, mas você sabia que elas também ajudam na acústica? Plantas densas e espessas conseguem dispersar e absorver parte do ruído externo. Criar um “paredão verde” perto das janelas ou na varanda é uma forma estética de silenciar o ambiente.

6. Arte que absorve som

Para quem busca modernidade, os quadros artísticos e painéis acústicos são a escolha ideal. Diferente das espumas de estúdio, eles têm design assinado e cores variadas. Eles eliminam o eco interno e ajudam a isolar os ruídos externos, unindo funcionalidade e decoração de alto nível.

Fonte: ND Mais

Notícias por e-mail ↓

Receba conteúdos atualizados com prioridade!