• 8 de abril de 2021

ACI lança campanha em defesa do jornalista

A Associação Catarinense de Imprensa (ACI) lançou oficialmente nesta quarta-feira (7), Dia do Jornalista, uma campanha em defesa da categoria que será veiculada em jornais, sites, rádios e TVs nas próximas semanas. A intenção da entidade é garantir o livre exercício da profissão e mostrar ao público que, por trás das notícias, estão pessoas que também sofrem com os problemas da cidade e se arriscam para levar informação de qualidade. 

“O jornalista serve ao coletivo. O ataque a um desses profissionais configura um desrespeito a toda a sociedade”, disse a nova presidente da ACI, Déborah Almada, na apresentação. “O momento, marcado por instabilidade institucional, pela incompreensão do papel da imprensa livre, e por uma tragédia que entristece e assusta, exige posicionamentos firmes: valorização do profissional e a defesa incondicional da liberdade de informar”, acrescentou. 

O tema da campanha é “Cada segundo sem notícia é um segundo escondido da verdade”. As peças foram produzidas em parceria com a agência OneWG e a produtora Latina Filmes e tem parceria de divulgação da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC), Associação dos Diários do Interior de SC (ADI/SC), e Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e TV (Acaert). Na cerimônia, a Adjori/SC foi representada pelo vice-presidente da entidade, Valmoci Jesus de Souza.

“Houve um esforço para mostrar que jornalistas, que muitas pessoas se acostumam a ver através das telas como atores ou mensageiros de propostas de algum grupo específico, são pessoas normais, que estão ali para contar boas ou trágicas histórias”, comentou o diretor de Proteção e Defesa da Liberdade de Imprensa da ACI, José Augusto Gayoso.

“Nós não poderíamos ter ficado de fora desta importante campanha, que é fundamental neste momento de pandemia em que os jornalistas estão sendo muito exigidos. Ao mesmo tempo, a informação tem desempenhado papel fundamental no combate ao vírus e outros problemas. A Déborah e a equipe estão de parabéns”, afirmou o presidente da Adjori/SC, José Roberto Deschamps.

Fonte: RCN