Na próxima sexta-feira (17) terminam as inscrições para a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). A competição está na 18ª edição e tem como objetivo instigar a participação dos estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental até a terceira série do Ensino Médio.
Para participar, a inscrição deve ser feita pela escola, no site oficial da OBMEP. As inscrições são gratuitas apenas para as escolas públicas. Criada em 2005, a olimpíada é uma parceria entre o IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), SBM (Sociedade Brasileira de Matemática), MEC (Ministério da Educação) e MCTI (Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação).
O intuito é promover o conhecimento por meio de desafios, instigando os alunos de escolas públicas e privadas. Com problemas que exigem raciocínio lógico e o entendimento da matemática, o resultado é a troca de experiências.
A iniciativa também contribui com a identificação de novos talentos, além de valorizar o papel dos professores e promover a interação entre escolas, institutos e universidades.
Mais do que resolver os cálculos e situações, os melhores colocados voltam para casa com uma medalha de ouro, bronze ou prata, incluindo bolsas de iniciação científica e certificados de menção honrosa. Os professores recebem diplomas e livros de apoio, enquanto as escolas ganham kits e material didático.
Fonte: ND Mais