• 28 de agosto de 2026

Frente fria chega a SC na sexta-feira e aumenta risco de temporais

Frente fria chega a SC na sexta-feira e aumenta risco de temporais principalmente nas regiões de divisa com o RS

[wd_hustle id='1' type='social_sharing'/]
Foto: Canva e Defesa Civil

A sexta-feira (28) será marcada pela aproximação de uma frente fria que avança pelo Rio Grande do Sul em direção a Santa Catarina. A mudança nas condições do tempo favorece a formação de temporais isolados, principalmente nas áreas de divisa com o estado gaúcho.

A previsão indica que as instabilidades ganham força a partir da tarde e podem se estender até a noite. Os temporais podem provocar chuva intensa, rajadas de vento e queda ocasional de granizo.

O risco é moderado a pontualmente alto para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos, queda ocasional de granizo, alagamentos e enxurradas pontuais.

O dia começa com temperaturas amenas em Santa Catarina, variando entre 15°C e 22°C. Durante a tarde, os termômetros sobem em todas as regiões, com máximas de até 34°C no Oeste, 31°C no Vale do Itajaí e entre 21°C e 29°C nas demais áreas litorâneas.

Além da instabilidade, o mar ficará mais agitado, principalmente no Litoral Sul e na Grande Florianópolis. As ondas de sul devem variar entre 2,0 e 2,5 metros, mantendo risco moderado para ocorrências associadas à agitação marítima.

Sábado terá temporais em várias regiões

No sábado (29), a instabilidade permanece sobre Santa Catarina. O dia começa com temporais isolados durante a madrugada no Planalto e no Litoral Sul. Ao longo da madrugada e no início da manhã, as áreas de instabilidade devem se espalhar pelas demais regiões do estado.

As condições podem provocar chuva intensa e volumosa, rajadas de vento e queda de granizo. O risco será alto para ocorrências relacionadas a destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos e enxurradas.

As temperaturas permanecem amenas, entre 14°C e 23°C em todo o estado. À tarde, as máximas ficam entre 20°C e 23°C no Planalto e Litoral Sul, enquanto nas demais áreas variam de 26°C a 32°C.

O mar continua agitado, especialmente no Litoral Sul e na Grande Florianópolis, com ondas de sul entre 2,0 e 2,5 metros e risco moderado para ocorrências associadas à agitação marítima.

Frente fria avança no domingo

No domingo (30), a frente fria avança por todas as regiões de Santa Catarina. Com isso, a previsão é de temporais acompanhados de chuva intensa, mantendo o risco para ocorrências relacionadas às condições meteorológicas.

Já na segunda-feira (31), o tempo será marcado por chuva contínua e volumosa em todas as regiões do estado, mantendo o cenário de instabilidade.

Com informações/fonte: Portal RBV.

Notícias por e-mail ↓

Receba conteúdos atualizados com prioridade!