Forte correnteza e baixa visibilidade obrigaram a suspensão das buscas no domingo; operação será retomada nesta segunda-feira
Foto: Divulgação
O Corpo de Bombeiros Militar de Joaçaba foi mobilizado no início da noite deste domingo (28) para uma ocorrência de busca e salvamento em Herval d’Oeste. Uma mulher adulta desapareceu após cair nas águas do Rio Barra Verde, nas proximidades da ponte da antiga estrada de ferro, localizada na Rua Itororó, no bairro Nossa Senhora Aparecida.
As equipes foram acionadas por volta das 19h05, depois que testemunhas relataram que a vítima tentava atravessar a estrutura quando perdeu o equilíbrio e caiu no rio. Pessoas que estavam nas proximidades ouviram pedidos de socorro e acionaram imediatamente o telefone de emergência 193.
Ao chegarem ao local, os bombeiros encontraram um cenário de alto risco. O Rio Barra Verde apresentava nível elevado, forte correnteza e grande volume de água, consequência das chuvas que atingem a região nos últimos dias.
Além disso, a operação foi prejudicada pela escuridão, que reduziu significativamente a visibilidade. Outro fator de preocupação foi o fato de o Rio Barra Verde desaguar poucos metros adiante no Rio do Peixe, aumentando a complexidade das buscas.
Mesmo diante das dificuldades, as equipes iniciaram imediatamente uma busca primária. Durante cerca de uma hora, os bombeiros realizaram varreduras visuais nas margens, inspecionaram pontos de retenção natural e utilizaram uma embarcação equipada com iluminação para tentar localizar a vítima na superfície.

Apesar dos esforços, a mulher não foi encontrada. Com o agravamento das condições climáticas, o aumento da vazão do rio, a chuva persistente e a baixa visibilidade, o comando da operação decidiu suspender temporariamente as buscas para preservar a segurança das equipes de resgate.
Os familiares acompanharam toda a operação e receberam orientações da corporação sobre os procedimentos adotados.
As buscas serão retomadas nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (29), quando as condições de luminosidade permitirão a utilização de novas estratégias e técnicas específicas para operações de busca aquática.
Fonte: RBV