Pedido apresentado por aliados do presidente Lula alegava risco de abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação
Polícia mira produtora de filme de Bolsonaro em operação que investiga contrato de R$ 157,1 milhões da Prefeitura de São PauloFoto: Dark Horse/Divulgação
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) tomou uma decisão sobre a exibição do filme “Dark Horse”, cinebiografia do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), durante as Eleições 2026.
Nesta sexta-feira (12), o presidente da Corte, ministro Kassio Nunes Marques, rejeitou um pedido apresentado por aliados do presidente Lula (PT) para impedir que a produção fosse utilizada em favor da campanha do senador Flávio Bolsonaro (PL).
A decisão foi baseada em uma questão processual. Segundo Nunes Marques, os autores da ação não têm legitimidade para apresentar o questionamento ao TSE, já que não disputam o mesmo cargo em uma eleição de abrangência nacional.
O pedido foi protocolado pelo deputado federal Rogério Correia (PT-MG) e por advogados do Grupo Prerrogativas. Na decisão, o ministro destacou que Rogério Correia é pré-candidato à Câmara dos Deputados em Minas Gerais e que o advogado Marco Aurélio de Carvalho não apresentou intenção de disputar as Eleições 2026.
Ação foi apresentada pelo deputado Rogério Correia (PT-MG) e por advogados do Grupo PrerrogativasFoto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados
“Diante desse contexto, não há legitimidade para propor representação por propaganda contra candidatos que concorrerão ao cargo de presidente da República”, afirmou o magistrado.
O filme “Dark Horse” entrou no debate após o vazamento de um áudio atribuído ao senador Flávio Bolsonaro. Na gravação, ele pede recursos ao banqueiro Daniel Vorcaro para financiar a produção cinematográfica.
Na ação apresentada ao TSE, os aliados de Lula argumentaram que a exibição do filme próximo ao período eleitoral poderia representar risco de abuso de poder econômico, uso indevido dos meios de comunicação e eventual financiamento político irregular.
“Dark Horse” entrou no debate eleitoral após o vazamento de áudio envolvendo Flávio BolsonaroFoto: Flávio Bolsonaro/@flaviobolsonaro/YouTube
Embora ainda não exista uma data oficial de lançamento, informações divulgadas pela imprensa apontaram que o filme poderia chegar aos cinemas em setembro, às vésperas do calendário eleitoral de 2026.
Fonte: ND Mais