• 27 de maio de 2026

Mulher diz que teve metade da cabeça raspada em exame toxicológico para CNH: ‘fui violada’

Nova regra torna o exame toxicológico etapa obrigatória no país para candidatos às categorias A e B

[wd_hustle id='1' type='social_sharing'/]

Motorista relata constrangimento após ter parte do cabelo raspado durante coleta de exame toxicológico da CNHFoto: Divulgação/R7/ND Mais

Uma motorista de caminhão de 25 anos de experiência afirma ter passado por uma situação de constrangimento durante a coleta de exame toxicológico em uma clínica, em Araçatuba, em São Paulo. O caso envolve a profissional Márcia, que relata ter tido metade do cabelo raspado durante o procedimento obrigatório.

“Eu me senti desrespeitada, humilhada, violada mesmo”, disse Márcia. Ela afirma que nunca havia passado por algo semelhante ao longo da carreira nas estradas. “Ainda falei que está doendo, porque eu nunca tinha sentido que tinha cortado tanto”, relatou Márcia em entrevista ao R7.

Outro relato semelhante foi feito por Elaine Pereira, que realizou o exame na mesma rede de atendimento, em Araçatuba, interior de São Paulo.

Segundo ela, o procedimento também envolveu o corte de uma quantidade significativa de cabelo. “Elas usaram também uma tesourinha de ponta redonda, aquela de cortar papel de criança”, afirmou. “Eu chorei o dia todo, fiquei arrasada.”

Qual a quantidade de cabelo para exame toxicológico da CNH?

Especialistas explicam que o exame toxicológico, feito a partir de fios de cabelo, não exige grande volume de material para análise.

Em geral, uma pequena amostra é suficiente para identificar o consumo de substâncias psicoativas em um período retrospectivo mínimo de 90 dias. Um toxicologista ouvido em contextos semelhantes aponta que o padrão de coleta costuma ser equivalente a um pequeno tufo de cabelo.

Metade do cabelo foi cortado para exame - Divulgação/R7/ND Mais

O exame é utilizado para detectar o uso de drogas em motoristas profissionais e já era obrigatório para obtenção e renovação das categorias C, D e E da CNH.

Nova regra amplia exigência do exame toxicológico da CNH

Em 15 de maio, o SENATRAN (Secretaria Nacional de Trânsito), tornou o exame toxicológico obrigatório para quem vai tirar a primeira habilitação nas categorias A (motocicletas) e B (automóveis).

Em ofício recente enviado aos DETRANs (Departamentos Estaduais de Trânsito), a SENATRAN determinou a adoção imediata da medida.

Exame toxicológico passa a ser obrigatório também para quem vai tirar a primeira habilitaçãoFoto: Imagem gerada por IA/ND MaisExame toxicológico passa a ser obrigatório também para quem vai tirar a primeira habilitaçãoFoto: Imagem gerada por IA/ND Mais

Na prática, candidatos à primeira CNH dessas categorias agora também precisarão realizar o exame, que utiliza amostras de cabelo, pelos corporais ou unhas para identificar o uso de substâncias psicoativas em uma janela mínima de 90 dias.

Fonte: ND Mais

Notícias por e-mail ↓

Receba conteúdos atualizados com prioridade!