Massa de ar frio derruba temperaturas e pode provocar geada nas áreas mais altas do estado
Foto: Reprodução Canva
Santa Catarina deve enfrentar uma semana de temperaturas baixas e amanheceres gelados por conta da chegada de uma massa de ar frio e seco que avança sobre a Região Sul do Brasil. A mudança no tempo começa a ser sentida já nesta segunda-feira (18), quando as instabilidades diminuem no Grande Oeste e o frio passa a ganhar destaque em todas as regiões do estado.
Ao longo do dia, as temperaturas entram em declínio gradual, com as menores marcas sendo registradas durante a noite. Em grande parte de Santa Catarina, os termômetros devem ficar abaixo dos 10°C, reforçando a sensação de frio principalmente nas áreas mais elevadas.
Na terça-feira (19), a massa de ar polar atua com mais intensidade e deixa o amanhecer ainda mais gelado. Em algumas cidades, as mínimas podem chegar perto dos 6°C, além da possibilidade de formação de geada nas regiões mais altas do estado. A previsão também indica risco moderado para ocorrências relacionadas ao desconforto térmico, hipotermia e agravamento de doenças respiratórias.
Apesar do frio rigoroso nas primeiras horas do dia, o tempo deve permanecer firme em Santa Catarina na terça-feira. O sol aparece em todas as regiões, mas não será suficiente para elevar significativamente as temperaturas.
A quarta-feira (20) segue com predomínio de tempo estável e sem previsão de chuva. O amanhecer volta a ser de temperaturas baixas especialmente no Oeste, Meio-Oeste e Planaltos, onde os termômetros devem variar entre 3°C e 5°C em diversas cidades. Mesmo durante a tarde, as máximas não devem ultrapassar os 20°C na maior parte do estado.
Para quinta-feira (21), a tendência é de frio ainda mais intenso no início da manhã. Entre o Oeste e os Planaltos, as temperaturas podem ficar abaixo dos 5°C, enquanto nas áreas serranas os termômetros devem se aproximar de 0°C, aumentando novamente as condições para formação de geada.
Já na sexta-feira (22), o cenário muda com o retorno da instabilidade em Santa Catarina. A previsão indica chuva e possibilidade de temporais isolados em diferentes regiões do estado.
Fonte: RBV