Documento unifica dados e abre portas para serviços digitais do governo de forma simplificada; entenda as mudanças
A possibilidade de incluir dados da CNH, Título de Eleitor e Cartão SUS em um só lugar é um dos grandes benefícios da nova carteira de identidadeFoto: Divulgação/Carlos Poly/SMCS/ND Mais
Brasileiros que possuem a nova Carteira de Identidade contam com inúmeros benefícios do governo, indo muito além da simples identificação básica. Nesta quarta-feira (4), o Brasil atingiu a marca de 45 milhões de emissões da CIN.
Diferente do antigo RG (válido até 2032), a nova Carteira de Identidade utiliza o CPF como número único para todo o país, eliminando a confusão de números diferentes por estado e reduzindo drasticamente as chances de fraudes.
A grande virada de chave da nova Carteira de Identidade é a sua integração com a plataforma Gov.BR. Ao emitir o documento físico, o cidadão libera automaticamente a versão digital, que pode ser usada em viagens e situações do dia a dia.
Mas as vantagens não param no “esqueci a carteira em casa”:
Para muitos, a nova Carteira de Identidade surgiu como uma solução após imprevistos. É o caso de Letícia Aderaldo, 27 anos. Após ter seu RG antigo roubado em João Pessoa, a analista de laboratório decidiu emitir a nova carteira ao se mudar para o Distrito Federal.
O objetivo era claro: organizar a vida para concursos e vagas de emprego. “O atendimento e a entrega foram bem fáceis e rápidos”, relata Letícia, que hoje trabalha em uma empresa de biotecnologia.
O que muitos usuários, como Letícia, às vezes descobrem depois é o poder de centralização do documento. Na CIN, você pode incluir:
A inclusão do tipo sanguíneo e da opção de doação de órgãos no documento amplia os benefícios da nova carteira de identidade, agilizando atendimentos médicos urgentesFoto: Arquivo/Mauricio Vieira/SECOM-SC/ND
Se você ainda não atualizou seu documento, o processo é simples e não pesa no bolso, já que a primeira via da CIN é gratuita para todos os brasileiros.
A emissão do documento pode ser agendada nos Institutos de Identificação dos Estados e do Distrito Federal. Para isso, é necessário que as pessoas levem as suas certidões de nascimento/casamento para a emissão da CIN. Abaixo, segue uma lista de links para agendamento da CIN:
Além disso, os Institutos de Identificação fazem mutirões de cidadania para emissão da Carteira de Identidade periodicamente.
Fonte: ND Mais