Renovação automática da CNH traz facilidade, mas novas regras limitam o recurso para idosos e condutores com restrições de saúde
MP aponta limites para a renovação automática da CNHFoto: Reprodução/ Governo de Goiás
Os motoristas que usam óculos ou possuem restrições médicas da carteira nacional de habilitação precisam ficar atentos às novas diretrizes da renovação automática da CNH para 2026.
Não são todos os condutores que poderão usufruir da praticidade digital e a obrigatoriedade de exames presenciais pode retornar para grupos específicos.
A renovação automática da CNH foi desenvolvida para simplificar a vida dos condutores ficha limpa no trânsito, mas a segurança viária permanece sendo prioridade.
O comunicado do Detran, em conjunto com o Ministério dos Transportes esclarece que motoristas com restrições médicas registradas no documento não têm direito ao benefício da renovação 100% remota.
Nesses casos, o sistema entende que a condição de saúde do motorista, especialmente problemas graves ou progressivos de visão, exige uma nova validação profissional para garantir que ele ainda possui condições de dirigir com segurança.
Quais condições que exigem exame presencial:
Para os motoristas que não possuem restrições médicas como a necessidade de usar óculos, o processo segue sendo facilitado através do aplicativo CNH do Brasil.
Para ter acesso ao “bônus da renovação digital, sem taxas ou necessidade de comparecer ao posto, é preciso cumprir os seguintes requisitos:
Mesmo para aqueles motoristas que têm a saúde perfeita, a legislação de 2026 impõe barreiras de idade para evitar que o condutor fique muito tempo longe de uma avaliação médica oficial.
Nesse caso, motoristas entre 50 e 69 anos podem utilizar a renovação automática apenas uma única vez. Enquanto isso, os motoristas com 70 anos ou mais não têm direito ao procedimento digital e devem realizar exames presenciais em todas as renovações.
É fundamental que o condutor verifique as observações no verso de sua CNH. Se houver qualquer código de restrição médica, o agendamento para o exame físico e psicotécnico continua sendo obrigatório.
Fonte: ND Mais