Placa Mercosul não exibe mais cidade, mas dados seguem acessíveis em QR Code 'secreto'; veja como acessar informações
Saiba como descobrir a cidade de um veículo pela placa MercosulFoto: Imagem gerada por IA/ND
Desde janeiro de 2020, quando entrou em vigor no Brasil, a placa padrão Mercosul alterou o sistema de identificação veicular e levantou dúvidas sobre como descobrir a origem de cada veículo.
A mudança, sem informações impressas da localidade do automóvel, segue normas definidas pelo Mercosul e envolve países do bloco econômico: Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Venezuela e, em fase de adesão, a Bolívia.
Conforme informações da Terra, o novo modelo substitui o antigo padrão que exibia, de forma direta, o município e o estado do veículo. Agora, as placas contam com sete caracteres alfanuméricos, sendo quatro letras e três números, dispostos de forma aleatória.
O objetivo central é integrar os sistemas de fiscalização, aumentar a segurança e reduzir crimes como clonagem e roubo de veículos.
Apesar de não exibir mais a cidade ou o estado, a placa Mercosul concentra informações da origem do veículo em sua base de dados digital. O principal elemento é o QR Code, localizado no canto superior esquerdo da placa.
Placa Mercosul é exigida no Brasil desde 31 de janeiro de 2020Foto: Divulgação/Mercosul
Ao ser lido por equipamentos autorizados, esse código direciona sistema nacional de registro, onde constam dados como município de emplacamento, situação do veículo e histórico administrativo.
Além disso, para dificultar qualquer tipo de clonagem, adulteração ou fraude, a placa conta com uma tecnologia de gravação em baixo-relevo.
Motoristas e cidadãos podem consultar informações por meio do aplicativo Sinesp Cidadão, disponível para smartphones.
Fonte: ND Mais