Sistemas atmosféricos devem provocar acumulados acima de 200 mm em estados brasileiros; veja locais afetados
Veja quais os locais que podem ser afetados pela chegada das duas Foto: Reprodução/Climatempo
O primeiro fim de semana de 2026 pode ser marcado pela ocorrência de chuvas e tempestades em alguns estados.
Duas frentes frias vão se aproximar do Brasil entre 2 e 5 de janeiro e, junto com a formação da primeira ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul), devem provocar temporais, queda nas temperaturas em parte do país e acumulados de precipitação que podem ultrapassar 200 milímetros em alguns estados.
Conforme informações da Meteored, o primeiro sistema frontal deve se formar já na sexta-feira (2), sob o oceano, na altura do Sudeste. O fenômeno irá organizar a umidade entre Norte, Centro-Oeste e Sudeste e deve elevar o risco de chuvas fortes, tempestades e transtornos.
Para esta sexta, os meteorologistas informam que a chegada da massa de ar frio não deve impactar tanto na queda das temperaturas.
Duas frentes frias se aproximam do país no primeiro fim de semana do anoFoto: Divulgação/Climatempo/ND Mais
Já a segunda frente fria, irá avançar pelo Sul e se junta ao primeiro sistema. A condição deve manter o corredor de umidade e reforçar a ZCAS, o que pode provocar chuvas mais frequentes e volumosas no centro-norte do país.
A partir do dia 4 de janeiro, a ZCAS se estabelece em partes do país e sustenta dias seguidos de chuva, principalmente em:
Os acumulados podem ultrapassar 200 mm durante o evento, com risco de alagamentos, deslizamentos e transtornos.
O avanço de uma massa de ar frio deve derrubar as temperaturas no Rio Grande do Sul, onde máximas podem não passar de 25°C.
Fonte: ND Mais