Construído em 1891 com óleo de baleia, estrutura é considerada a terceira maior do mundo por possuir um dos maiores alcances luminosos do planeta
Maior farol das Américas reabre para visitação em SC a partir de 2026Foto: Getty Images/iStockphoto/ND
O maior farol das Américas, construído com óleo de baleia, fica localizado em Santa Catarina, no município litorâneo de Laguna. A imponente construção, inaugurada em 1891, estará aberta novamente para visitação interna a partir de janeiro de 2026.
Na primeira sexta-feira (2), sábado (3) e domingo (4) do ano, as visitas acontecerão de forma especial. A entrada exigirá um quilo de alimento não perecível, que será destinado a instituições de caridade.
Os horários disponíveis para entrada no local são das 9h às 12h e das 14h às 17h. O Farol de Santa Marta também abrirá para visitas em todos os primeiros finais de semana de cada mês, sempre na sexta-feira, sábado e domingo.
Segundo a secretária de Turismo e Lazer de Laguna, Bárbara Andreades, a ação é uma parceria com a Marinha do Brasil, que viabiliza a abertura ao público em um dos patrimônios mais importantes da cidade.
“O Farol de Santa Marta é um dos principais cartões-postais de Laguna. É reconhecido internacionalmente por possuir um dos maiores alcances luminosos do mundo, sendo o maior das Américas nesse quesito. É uma oportunidade única de conhecer o interior desse símbolo histórico, contribuir com o social e viver uma experiência especial.”, afirmou a secretária.
Maior farol das Américas é um dos principais cartões-postais de LagunaFoto: Bismarck Medeiros Marinho
Construído no final do século XIX, a imponente estrutura se tornou o coração de uma vila que surgiu abaixo no início do século XX, quando sua claridade era responsável por iluminar uma comunidade ainda sem energia elétrica.
O Farol de Santa Marta foi construído principalmente para diminuir os diversos naufrágios que ocorriam na região devido à Laje da Jagua, formação submarina que atualmente atrai surfistas do mundo todo por criar ondas gigantes.
Considerado o maior das Américas e o terceiro do mundo em alcance do foco de luz, o farol atinge 46 milhas náuticas, guiando navegadores a até 85 quilômetros de distância.
Iluminação do farol de Santa Marta atinge 85 quilômetros de distânciaFoto: Reprodução/Elvis Palma/ND Mais
A construção, com 29 metros de altura, foi projetada por franceses e feita inteiramente com óleo de baleia revestido em argamassa, em uma época em que o animal era amplamente caçado na região catarinense.
Em seu interior, o local, administrado pela Marinha do Brasil, por ser um equipamento de segurança náutica, ainda conserva detalhes da arquitetura original. Um exemplo é a escadaria em caracol, com 142 degraus, que leva os visitantes à torre, na qual são emitidos sinais vermelhos e brancos a cada 15 segundos para guiar os navegantes de passagem.
Por ficar localizado no extremo Sul de Laguna, a 20 quilômetros do centro da cidade, é necessário pegar uma balsa para atravessar o canal da Lagoa Santo Antônio e continuar o caminho pela rodovia SC-100 para chegar até o local.
A parte externa do maior farol das Américas está sempre aberta para visitação, sendo proibida a circulação de pessoas na área apenas à noite. O Farol de Santa Marta fica em um morro de 75 metros de altura, de onde é possível observar a vila de mesmo nome, além de uma bela vista das praias e do mar cristalino.
Parte externa do maior farol das Américas está sempre aberta para visitaçãoFoto: Reprodução/Núcleo de turismo/ND mais
Fonte: ND Mais