O plano foi lançado em Joaçaba, no Meio-Oeste, e vai orientar gestão sustentável da água na última bacia catarinense sem planejamento estruturado
Plano hídrico de R$ 1,9 milhão vai orientar o futuro de 26 municípios de SCFoto: Divulgação/ND Mais
O Governo do Estado lançou, em Joaçaba, no Meio-Oeste catarinense, o Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio do Peixe, a última entre as 16 bacias hidrográficas catarinenses que ainda não possuía planejamento estruturado.
Com investimento de aproximadamente R$ 1,9 milhão, o plano hídrico prevê diagnóstico, metas e ações para garantir segurança hídrica, sustentabilidade e uso equilibrado da água nos 26 municípios abrangidos.
“Este plano nos permite pensar no futuro da região, preservando a água e compatibilizando todos os usos essenciais, energia, agricultura, criação animal e indústria”, explicou o secretário do Meio Ambiente e Economia Verde, Guilherme Dallacosta.
O documento será conduzido pela Secretaria do Meio Ambiente e Economia Verde e vai orientar políticas públicas, investimentos e gestão compartilhada dos recursos hídricos.
O objetivo é assegurar qualidade e quantidade de água para abastecer comunidades, fortalecer o setor produtivo e proteger o ecossistema do Rio do Peixe.
O plano hídrico simboliza uma entrega estratégica para o Meio-OesteFoto: Ricardo Trida/Secom/ND Mais
Durante o ato, o governador Jorginho Mello afirmou que o plano hídrico simboliza uma entrega estratégica para o Meio-Oeste.
“Estamos planejando com responsabilidade, garantindo segurança e cuidado com o rio. É um dia especial para a região, porque estamos trazendo desenvolvimento, oportunidade e cuidado com o futuro”, disse.
Ele reforçou que o Estado está ampliando sua presença no Meio-Oeste e trabalhando para fortalecer municípios e empresas. “Nosso compromisso é simples: estar perto das pessoas e fazer o que precisa ser feito. O Meio-Oeste pode contar com o Governo de Santa Catarina.”
BRDE inaugura primeira unidade física no Meio-OesteFoto: Ricardo Trida/Secom/ND Mais
Na mesma cerimônia, o Governo também celebrou a inauguração do novo escritório do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), instalado no térreo do Centro de Inovação Vale do Rio do Peixe.
A unidade é a primeira do banco na região e promete facilitar o acesso a crédito, atender demandas locais e apoiar projetos com impacto econômico e social.
“Ter o BRDE presente fisicamente aqui amplia oportunidades e fortalece um território tão pulsante quanto o nosso”, afirmou o diretor financeiro João Paulo Kleinubing.
Mauro Mariani, diretor do banco, destacou o impacto direto no interior: “Estamos disponíveis para quem tem vontade de empreender, especialmente o pequeno produtor e o pequeno empresário.”
O prefeito de Joaçaba, Vilson Sartori, considerou a instalação um marco regional. “Hoje a referência mais próxima é Chapecó. Trazer essa estrutura para o Meio-Oeste significa agilizar processos e fortalecer o desenvolvimento.”
O evento também marcou a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica entre o BRDE e a ACIOC, ampliando a atuação conjunta na promoção de crédito e no apoio a empresas. A parceria deve fortalecer o ecossistema econômico regional e orientar empreendedores e projetos públicos e privados.
A cerimônia ainda celebrou a reinauguração do ACIOC Hub, totalmente revitalizado e integrado ao Centro de Inovação. O espaço ganhou nova identidade visual e estrutura moderna para uso de profissionais, instituições e startups.
Fonte: ND Mais