• 2 de dezembro de 2025

Abatedouro de porcos próximo a vinícola premiada ameaça turismo em cidade do Meio-Oeste de SC

O funcionamento do abatedouro pode comprometer desde as tradicionais degustações e roteiros de visitação até o museu que celebra a história da vitivinicultura em Santa Catarina

[wd_hustle id='1' type='social_sharing'/]

Museu de Vitivinicultura localizado em Tangará no Meio-Oeste de SCFoto: Reprodução/Instagram/ND

A recente liberação, por parte da Prefeitura de Tangará, para instalação de um abatedouro e criadouro de suínos a menos de 300 metros de uma das vinícolas mais reconhecidas de Santa Catarina chegou ao conhecimento do governador Jorginho Mello e da secretária de Turismo, Catiane Seif.

Dentro do governo estadual, a avaliação é de que a medida pode gerar impactos negativos no setor, sobretudo em uma área que ainda carece de infraestrutura turística e abriga um dos polos mais promissores da vitivinicultura catarinense.

Diante do cenário, a secretária de Turismo planeja uma visita técnica à vinícola nos próximos dias, a fim de analisar de perto as possíveis consequências para a economia e o turismo da região e do estado.

O impasse envolve a Vinícola Panceri e a proximidade do novo empreendimento em relação ao principal corredor turístico de Tangará. O funcionamento do abatedouro pode comprometer desde as tradicionais degustações e roteiros de visitação até o museu que celebra a história da vitivinicultura em Santa Catarina – o único do gênero no estado.

Tanto a empresa quanto a Associação Cultural da Vitivinicultura interpuseram recurso na Justiça, alegando inconsistências na declaração de conformidade urbanística e no laudo técnico que fundamentou a autorização.

A decisão municipal de autorizar a construção do abatedouro provocou reações negativas e surpresa entre representantes do setor e lideranças locais. Parlamentares da Assembleia Legislativa já acompanham o assunto, considerado um precedente preocupante e potencialmente prejudicial para a imagem turística de Santa Catarina.

Fonte: ND Mais

Notícias por e-mail ↓

Receba conteúdos atualizados com prioridade!