Servidores do Registro Nacional da Colômbia trabalhavam no cadastro de eleitores em comunidades isoladas na fronteira com o Brasil
Funcionários morreram na queda de avião na Amazônia após um dia de cadastro de eleitores no departamento de VaupésFoto: @Registraduria/X/ND
Uma queda de avião na Amazônia colombiana deixou quatro mortos na segunda-feira (10). A aeronave de pequeno porte transportava três funcionários do Registro Nacional da Colômbia, responsáveis por organizar as eleições e manter o cadastro civil dos cidadãos.
A Aeronáutica Civil da Colômbia informou que a aeronave perdeu contato cerca de dois minutos após a decolagem e foi encontrada “totalmente incinerada”. A queda de avião na Amazônia ocorreu no departamento de Vaupés, que faz fronteira com o estado do Amazonas no Brasil.
Os tripulantes voltavam para casa após um dia de inscrições antecipadas em postos de votação. A Colômbia terá eleições legislativas em março de 2026 e presidenciais em maio de 2026.
Além do piloto Carlos Felipe Ramírez, o Registro Nacional confirmou a morte dos servidores Gabriel Gómez Sánchez, José Misael Silva Bernal e Valentina Valencia Yepes.
“Após cumprirem suas funções no primeiro dia de cadastro de eleitores nas seções eleitorais, nossos funcionários estavam viajando em um pequeno avião para Mitú quando ocorreu o acidente, no qual eles tragicamente perderam suas vidas”, lamentou em nota o registrador nacional do Estado Civil, Hernán Penagos.
O monomotor Cessna C-206 é comumente usado no transporte na Floresta AmazônicaFoto: Divulgação/AOPA/ND
A Aeronáutica Civil investiga as causas do acidente como o monomotor de modelo Cessna C-206. As aeronaves de pequeno porte são comuns em áreas isoladas da Colômbia, onde o transporte aéreo é a único meio de conectar comunidades rurais aos centros urbanos.
Outra queda de avião na Amazônia colombiana deixou quatro mortos em agosto, próximo à fronteira com o Brasil. A aeronave de mesmo modelo Cessna C-206 sofreu falhas técnicas enquanto realizava um transporte médico com destino à cidade de Mitú.
Equipes de resgate encontraram a aeronave “totalmente incinerada”, diz Aeronáutica CivilVídeo: @ICNDigital/X/ND
Fonte: ND Mais