Apesar dos prejuízos, as equipes municipais responderam rápido e não houve necessidade de apoio imediato do Estado
Foto: Corpo de Bombeiros
A Defesa Civil de Santa Catarina intensificou o monitoramento após fortes temporais atingirem diversas cidades do Meio-Oeste durante o fim de semana.
Desde sexta-feira (19), foram emitidos alertas sobre as condições climáticas severas, com o nível de risco elevado para vermelho entre sábado e domingo devido à previsão de chuvas intensas, ventos fortes e granizo.
O coordenador regional da Defesa Civil, Gaiovis, explicou que o monitoramento antecipado possibilitou apoio rápido às cidades mais afetadas.
“Aqui em Videira, por exemplo, tivemos 78 milímetros de chuva em apenas dois dias, um volume elevado para tão pouco tempo. Também ocorreram ventos fortes, queda de granizo e pontos de alagamento”, detalhou.
As cidades mais prejudicadas incluem Caçador, onde vendavais derrubaram árvores e foram entregues lonas para 24 famílias.
Em Rio das Antas, ventos atingiram três casas, enquanto em Caibi uma escola e algumas residências tiveram destelhamentos.
Videira e Fraiburgo registraram granizo de pequeno porte e acumulados significativos de chuva.
Apesar dos danos, segundo Gaiovis, as prefeituras locais responderam rapidamente às ocorrências.
“Os eventos tiveram pequena magnitude e não exigiram apoio imediato do Estado. As equipes municipais atuaram na entrega de lonas e no monitoramento das áreas atingidas”, afirmou.
A Defesa Civil permanece atenta à situação, mas projeta melhora gradual no tempo já nesta segunda-feira (22).
“O pico do risco já passou. Continuamos acompanhando a chuva, que deve diminuir por volta do meio-dia ou início da tarde”, acrescentou o coordenador.
A população deve buscar informações somente por meio dos canais oficiais da Defesa Civil de Santa Catarina, como o site, páginas no Facebook, YouTube e o aplicativo Defesa Civil SC Alertas.
Fonte: RBV Notícias