A delegação conta com atletas do masculino e feminino, vindos de várias regiões do estado, e é liderada pela técnica videirense Nayara Santi Locatelli
Foto: Nayara Santi Locatelli
Santa Catarina tem se destacado nos Jogos da Juventude 2025, realizados em Brasília-DF, especialmente na modalidade de ciclismo. A delegação catarinense conta com atletas dos naipes masculino e feminino, vindos de várias regiões do estado, e mostra força e talento nas competições.
As provas da modalidade incluem quatro disputas técnicas: potência, velocidade, prova por pontos e a aguardada prova de estrada. Cada uma exige habilidades específicas e preparo físico de alto nível, reforçando o excelente desempenho dos representantes do estado.
Logo no primeiro dia de competições dos Jogos, em 10 de setembro, a equipe já começou com conquistas.
A dupla mista formada por João Pedro Piazza e Maria Clara Pessoa garantiu o 3º lugar na somatória de potência máxima, um resultado que reforça o bom preparo da delegação.
No segundo dia, 11 de setembro, foi a vez do videirense Vicenzo Santi Locatelli brilhar na prova de velocidade. Em uma final emocionante, ele garantiu o 2º lugar entre mais de 50 competidores, perdendo o ouro por uma margem mínima.
Como destacou a organização: “menos de meia roda de bicicleta, alguns palmos, separou o campeão do vice”.
Um dos diferenciais da equipe catarinense é sua liderança técnica. A preparação dos atletas está sob o comando da videirense Nayara Santi Locatelli, que tem papel fundamental no desempenho e na evolução dos ciclistas.
Com experiência e dedicação, Nayara é responsável por orientar a equipe nas estratégias e no condicionamento físico.
Nos Jogos Escolares Estaduais, quase mil ciclistas participaram da seletiva, com apenas quatro atletas por estado — dois de cada naipe — conquistando vaga para a fase nacional. Isso mostra o quanto foi disputado chegar até aqui.
Ainda restam duas importantes provas pela frente: a prova por pontos nesta sexta-feira, e no sábado, a prova de estrada, especialidade de Vicenzo.
A expectativa de novas medalhas é alta, principalmente porque essas são as provas mais treinadas pelo jovem ciclista de Videira.
Com os Jogos da Juventude se estendendo até o final de semana, o Brasil segue de olho na revelação de novos talentos. Santa Catarina já confirmou sua força no ciclismo e segue como uma das principais promessas de pódio da competição.
Fonte: RBV Notícias