Defesa Civil monitorou a situação durante todo o período e, graças à ação rápida das equipes, não houve famílias desalojadas
Foto: Ascom Prefeitura de Videira
Após enfrentar intensas chuvas nos últimos dias, a cidade de Videira, no Meio-Oeste catarinense, começa a retomar a normalidade. Foram aproximadamente 145 milímetros de chuva acumulados em apenas 72 horas, volume que causou alagamentos, deslizamentos e transtornos pontuais tanto na área urbana quanto rural do município.
Entre os locais mais atingidos estão a Rua João Stradiotto, no Bairro Rio das Pedras, a Rua Wilmar Grazziotin, no Bairro Oficina, e a Rua Anita Garibaldi, no Bairro Carelli, que continua interditada nesta segunda-feira (25) devido ao acúmulo de lama e resíduos.
Equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano trabalham desde cedo para fazer a limpeza e liberar o trânsito o mais rápido possível.
Por precaução, a Escola Gabriel Bogoni suspendeu as aulas na manhã de hoje, mas a direção confirmou que as atividades do período da tarde ocorrerão normalmente.
Ao longo do fim de semana, a Defesa Civil Municipal manteve monitoramento constante, especialmente dos níveis do Rio do Peixe e do Rio das Pedras, que preocupavam pela possibilidade de transbordamento.
O coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, Luiz Fernando Gardini, elogiou o esforço conjunto das equipes. “Mesmo diante da grande quantidade de chuvas, conseguimos agir rapidamente para evitar maiores transtornos”, afirmou.
No domingo (24), deslizamentos de terra foram registrados em pontos como a entrada do Aeroclube, próximo ao aeroporto, e na subida da Rua Brasil. Ambos já foram limpos, assim como pequenos deslizamentos ocorridos na Rua Antônio Marafon, no Bairro Marafon, e na Estrada de Anta Gorda.
Na área rural, a força da água ultrapassou algumas pontes e estradas vicinais, causando interdições momentâneas em trechos como o Passo da Felicidade, a ponte de Anta Gorda e a ponte da Linha Gemeli, na divisa com o município de Iomerê. Todas essas localidades já foram liberadas para o tráfego.
O prefeito Wilmar Carelli destacou a rápida resposta das equipes.
“Foram dias de bastante atenção, mas graças à pronta resposta da Defesa Civil e das equipes envolvidas conseguimos reduzir os impactos e garantir a segurança da população. Agradeço o empenho de todos os servidores, que não mediram esforços durante todo o final de semana”, disse.
Apesar da diminuição das chuvas, a Defesa Civil segue em alerta, já que há previsão de instabilidades até a próxima quarta-feira (27). O assessor da Defesa Civil, Luiz Gabriel Fianco, reforça o compromisso da gestão com o atendimento à população.
“Nosso compromisso é estar ao lado da população, orientando, acompanhando as ocorrências e prestando apoio imediato. Continuaremos monitorando de forma constante”, afirmou.
A expectativa para os próximos dias é de céu encoberto, mas com poucas chuvas significativas. Mesmo assim, a orientação é de atenção redobrada em áreas de risco, principalmente em encostas e margens de rios.
Fonte: RBV Notícias