Além de confirmar Macron na COP 30, ligação tratou de tarifas comerciais, acordo Mercosul-UE e guerra na Ucrânia
Macron na COP 30: presidente da França confirma presença no evento em Belém – Foto: Ricardo Stuckert/PR/ND
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou, na manhã desta quarta-feira (20), para o presidente da França, Emmanuel Macron. Durante a conversa, que durou quase uma hora, o líder francês confirmou que virá ao Brasil para participar da COP-30, na cidade de Belém (PA).
Lula afirmou a Macron que a conferência do clima será “a COP da verdade”, na qual ficará claro quais países realmente acreditam na ciência e estão dispostos a adotar metas ambiciosas para conter o aquecimento global. O presidente brasileiro destacou o compromisso do país com suas metas nacionalmente determinadas e cobrou da União Europeia objetivos à altura do desafio climático. Macron reiterou apoio à realização da cúpula no Brasil.
Além da pauta ambiental, os dois presidentes discutiram comércio internacional. Lula divulgou que repudiou o uso político de tarifas contra o Brasil e relatou que o governo entrou com recurso na OMC (Organização Mundial do Comércio) contra as medidas impostas pelos Estados Unidos. Os líderes também se comprometeram a avançar nas negociações para assinatura do Acordo Mercosul-União Europeia ainda neste semestre, durante a presidência brasileira do bloco.
Macron na COP 30: Lula conversa com presidente da França e dentre outros assuntos, confirma a vinda ao Brasil – Foto: Instagram/Reprodução/ND
Outro ponto tratado foi a guerra na Ucrânia. Macron elogiou o papel do Grupo de Amigos da Paz, liderado por Brasil e China, e ambos concordaram em manter diálogo sobre o conflito. Lula ainda demonstrou preocupação com o aumento dos gastos militares no mundo, lembrando que cerca de 700 milhões de pessoas enfrentam a fome. Ele destacou, nesse contexto, a saída do Brasil do Mapa da Fome da FAO e defendeu reformas nas instituições multilaterais.
Macron na COP 30: além da pauta ambiental, acordo Mercosul-União Europeia esteve na pauta – Foto: YouTube/Reprodução/ND
No campo bilateral, de acordo com informações do governo, Lula e Macron reafirmaram a intenção de aprofundar a cooperação em defesa.
Fonte: ND Mais