Em Campos Novos, ventos de até 100 km/h causaram estragos em várias áreas
Foto: Prefeitura de Campos Novos/ND
Nos últimos dois finais de semana, pelo menos seis municípios catarinenses sofreram danos possivelmente causados por tornados. Essa intensa instabilidade atmosférica ocorreu durante a transição do outono para o inverno, caracterizando um cenário climático típico da região Sul do Brasil.
Diferente de outras áreas do país, como a região central e o Norte, onde as chuvas mais intensas se concentram no verão, em Santa Catarina o risco permanece ao longo de todo o ano. Apesar de chuvas menos frequentes no outono e inverno, tempestades severas continuam recorrentes.
Esse comportamento lembra o “ciclone bomba” de 30 de junho de 2020, que trouxe ventos acima de 100 km/h, causou mortes e deixou mais da metade dos consumidores sem energia elétrica no estado.
Por isso, a Gerência de Monitoramento da Proteção e Defesa Civil segue em constante vigilância. Ela analisa cada sistema meteorológico – frentes frias, ciclones ou instabilidades pontuais – para identificar riscos à população catarinense.
Na passagem de frente fria entre os dias 22 e 23 de junho, Santa Catarina registrou tempestades severas com ventos superiores a 100 km/h, microexplosões e tornados.
O tornado de Passos Maia foi confirmado pelos órgãos, com apoio de radares, satélites e drones. Em seguida, a PREVOTS, rede voluntária de observadores, associou outros danos em Xavantina, Belmonte, Descanso, São José do Cerrito e Lages às formações tornádicas, com destelhamentos e quedas de árvores em áreas rurais.
Na madrugada de 29 de junho, Campos Novos enfrentou tempestade qualificada como supercélula. Houve destelhamentos, queda de árvores, alagamentos e ventos entre 90 e 100 km/h. Mas, por ficar a mais de 150 km dos radares de Chapecó e Lontras, o evento não teve assinaturas oficiais de tornado.
A primeira quinzena de julho apresenta cenário mais calmo. Modelos apontam tempo firme, sol e temperaturas mais amenas.
Pode haver ventos e chuvas isoladas, mas sem riscos meteorológicos significativos para a população.
Fonte: RBV Notícias