Hemocentros do estado alertam para a importância da doação regular. Saiba como doar e quem pode ajudar a salvar vidas
Foto: Pixabay
Com a aproximação do inverno de 2025, os hemocentros de Santa Catarina acendem o alerta: os estoques de sangue estão baixos e a demanda por transfusões continua em alta. Segundo o Hemosc, que atua em sistema integrado em todo o estado, os tipos sanguíneos O e A — tanto positivos quanto negativos — estão em situação crítica.
A coordenadora técnica do Hemosc de Joaçaba, Ciana Elisa Loraschi, explica que o frio reduz o comparecimento dos doadores, mas a necessidade por sangue não diminui. “Quem precisa de sangue não escolhe estação. Em 2025, ainda não conseguimos alcançar um nível adequado de estoque em nenhum momento do ano”, afirmou.
De acordo com Loraschi, o uso de sangue aumentou 10% em relação ao mesmo período de 2024, enquanto a entrada de bolsas subiu apenas 6%. “A conta não fecha. Precisamos da conscientização dos doadores regulares e da adesão de novos voluntários”, alerta.
A doação de sangue leva em média 55 minutos, incluindo cadastro, triagem e o momento da doação. Todo o material é descartável e o procedimento é totalmente seguro.
“Com uma única bolsa, é possível salvar até quatro vidas. Esse é o maior benefício”
Desde a pandemia, o Hemosc oferece a opção de agendamento online para evitar filas e aglomerações, mas também recebe doadores por livre demanda.
Quem pode doar sangue em Santa Catarina?
Homens podem doar até quatro vezes ao ano (com intervalo de 60 dias) e mulheres, até três vezes (com intervalo de 90 dias).
Quem quiser doar pode agendar pelo site www.hemosc.org.br ou entrar em contato pelo telefone (49) 3527-2218. A unidade de Joaçaba atende de segunda a quinta à tarde, sexta-feira o dia todo, e dois sábados por mês — opção ideal para moradores de outras cidades da região.
*Matéria completa no link abaixo
Fonte: RBV Notícias