Além disso, a gratificação por desempenho, que hoje representa 70% do salário, vai subir para 80% em maio e chegar a 90% no fim do ano.
Foto: Divulgação
O reajuste salarial para os servidores da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina foi oficialmente sancionado pelo Governo e governador Jorginho Mello. A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial na noite de quarta-feira (28), logo após a aprovação na Assembleia Legislativa.
A medida contempla 20.834 servidores, entre trabalhadores ativos, aposentados e contratados temporariamente. O objetivo do Governo é valorizar o quadro funcional da saúde pública, especialmente após negociações com a categoria.
Conforme o Projeto de Lei 261/2025, o aumento salarial será concedido em duas etapas, totalizando 9% de reajuste até dezembro.
A primeira parcela será aplicada já em maio, e a segunda está prevista para dezembro deste ano.
Além do reajuste, o projeto também prevê uma elevação na gratificação por desempenho. Atualmente, o valor é calculado com base em 70% do vencimento do cargo ocupado.
Esse percentual passará para 80% em maio e chegará a 90% em dezembro, promovendo mais reconhecimento à atuação dos profissionais.
A tramitação do projeto ocorreu de forma rápida e contou com apoio unânime no plenário da Alesc.
O deputado Mauricio Peixer (PL), líder do governo na casa, destacou o diálogo com os profissionais da saúde.
“Esse reajuste é fruto de uma ampla discussão do governo com a categoria, chegando a um consenso, e a Assembleia atendeu a esse pedido, muito bem coordenado pelo presidente Julio Garcia.”
A sanção representa mais um passo do governo estadual na valorização dos trabalhadores da saúde, setor essencial e estratégico.
Fonte: RBV Notícias