• 13 de maio de 2025

Reunião pactua avanços para a saúde no Alto Vale do Rio do Peixe

Encontro da CIB deliberou ações que beneficiam o Alto Vale do Rio do Peixe, incluindo leitos, hemodiálise e saúde mental.

[wd_hustle id='1' type='social_sharing'/]

As prioridades da saúde pública foram o tema central da 290ª reunião da Comissão Intergestores Bipartite de Santa Catarina, realizada no dia 8 de maio, em Florianópolis. O encontro reuniu gestores municipais e técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES) para discutir medidas fundamentais ao fortalecimento do SUS, com impacto direto nos municípios do Alto Vale do Rio do Peixe.

Representando a região, o coordenador da Comissão Intergestores Regional (CIR) e secretário de Saúde de Rio das Antas, Elton Gandin, apresentou demandas prioritárias. Entre elas, a solicitação de uma ambulância e um respirador para o pronto-socorro municipal de Rio das Antas e a habilitação de sete leitos no Hospital Salvatoriano Santa Maria, em apoio ao Hospital Divino Salvador, possibilitando mais cirurgias e agilidade no atendimento.

Também foi aprovada a ampliação dos serviços de hemodiálise em Curitibanos, que atende pacientes de diversos municípios da região. A medida vai garantir melhor cobertura e continuidade nos tratamentos.

Além dessas ações, a reunião da CIB abordou temas como:

  • reforço à campanha de vacinação contra a gripe, visando reduzir internações por doenças respiratórias;
  • ampliação de leitos em saúde mental, diante da crescente procura por tratamento contra álcool e drogas;
  • transparência na produção de cirurgias eletivas, com revisão dos mapas cirúrgicos;
  • atualização dos parâmetros do programa VigiÁgua, garantindo a qualidade da água nas cidades catarinenses.

Segundo Gandin, as decisões da reunião têm impacto direto na vida da população regional.

“Essas habilitações e ampliações trazem mais acesso e resolutividade para os serviços de saúde, especialmente para quem aguarda por cirurgias, tratamentos e internações”, destacou.

A CIB é composta por representantes do governo estadual e dos municípios, sendo responsável por pactuar estratégias, repasses e políticas públicas no setor da saúde. As deliberações de maio envolvem ainda o encontro de contas das cirurgias eletivas, novos critérios para mutirões, atualização de protocolos e planejamento estadual de vigilância e desastres.

Com articulação regional, as decisões da CIB buscam garantir mais eficiência, equidade e qualidade no atendimento à população do Meio-Oeste catarinense.

Fonte: RBV Notícias

Notícias por e-mail ↓

Receba conteúdos atualizados com prioridade!