Uma comporta da barragem Oeste, em Taió, foi aberta na manhã desta segunda-feira (20). Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, há ainda a previsão da abertura gradual das demais comportas da estrutura.
A barragem Oeste ultrapassou os 100% de sua capacidade no final da tarde deste domingo (19) e começou a verter. Na medição feita por volta das 12h desta segunda-feira a capacidade do reservatório ainda registrava 101.87%, com o montante de 23,49 metros.
“Essa operação visa a compensação da vazão que sai da barragem, reduzindo a lâmina d’água que sai pelo vertedor e a altura do reservatório, para que se reduza os problemas causados pela elevação do reservatório na rodovia SC-350, no município de Taió, evitando a interdição total da via”, explicou o órgão por meio de nota.
De acordo com a Defesa Civil, a operação de abertura das comportas não causa aumento da vazão de água que chega aos municípios abaixo da estrutura, já que a medida de compensação troca a vazão que sai pelo vertedor da barragem pela vazão de saída da comporta. Ou seja, a mesma vazão que passaria pelo vertedor irá passar pela comporta.
A barragem Sul, em Ituporanga, também ultrapassou o capacidade máxima de armazenamento de água, com 107,33%. Quatro comportas seguem fechadas e apenas uma foi aberta.
Já a maior estrutura de contenção de cheias de Santa Catarina, a barragem Norte, em José Boiteux, o nível do reservatório estava em 48,91% e 31,95 metros de altura de água, com todas as duas comportas fechadas.
Fonte: ND Mais